(2017) Simone Gutierrez estreia tributo a Liza Minelli e arquiteta CD e DVD
Nascida na cidade de Ribeirão Preto (SP) há 41 anos, Simone Gutierrez (em foto de Andrea Cícero) já era uma jovem veterana quando, em 2009, ganhou o papel principal de Hairspray, a comédia musical da Broadway dirigida por Miguel Falabella na qual vivia a jovem gordinha Tracy Turnblad que, muito bem resolvida com seu corpo, desafiava os costumes e as normas estéticas de uma conservadora Baltimore da década de 1960.
No espetáculo, Gutierrez impressionava não apenas pela aptidão e fôlego para a dança (burilados desde os seis anos de idade, quando iniciou os estudos de balé e jazz), mas também pelo vozeirão que havia lhe dado régua e compasso para compor o ensemble de musicais como o épico Les Miserablés (sua estreia nos palcos, em 2001) e o lúdico A Bela e a Fera.
Agora, 16 anos após a estreia e sete anos depois do sucesso de Hairspray (que lhe rendeu uma série de convites para novelas e humorísticos na Rede Globo e no canal a cabo Multishow), Simone Gutierrez parte para outra empreitada. Ela estreia amanhã, 17 de agosto, dentro do projeto Cantoras Musicais, do Teatro Porto Seguro, o monólogo musical Liza e Eu, no qual faz um tributo à história e à obra da cantora, atriz e bailarina norte americana Liza Minelli.
“Sempre fui fã da Liza, e durante toda minha trajetória no teatro musical pude conhecer e interpretar muitas de suas músicas. Acho ela muito intensa, visceral, e isso me encanta. Me marcou muito quando tive a oportunidade de assistir uma de suas últimas apresentações aqui no Brasil, e ela com muita vitalidade dançando I Gotcha, cantando com a alma Maybe This Time… eu olhava e só pensava que queria aquilo pro resto da minha vida: estar no palco, emocionar e divertir as pessoas”, conta a paulista, que encontrou no público um incentivo para produzir o espetáculo.
“Recentemente interpretei a personagem Diva no musical Tudo é Jazz. A personagem era inspirada na Liza e todos que assistiam vinham me dizer que eu tinha que fazer um show com as canções dela, porque eu tinha muito essa pegada. Não foi difícil gostar da ideia!”, constata.
Com texto assinado pelo escritor e dramaturgo Cacau Hygino, o espetáculo traz Gutierrez acompanhada do pianista Rafael Maranhão, que também assina a direção musical, interpretando uma série de canções imortalizadas por Minelli em filmes como Cabaret e New York, New York, em musicais como The Act e Chicago e em shows como o lendário Liza com Z. Todos permeando o universo cultural da atriz que, garante, além da inspiração artística, teve outro grande incentivador para produzir o espetáculo.
“Desemprego!”, diz, bem humorada, e explica: “Mesmo participando de alguns programas de TV, são trabalhos esporádicos. Atualmente nesse mercado de atuação, o artista vive à espera de oportunidades ou convites, sem perspectiva de quando conseguirá trabalhar. E hoje, além de competir com fenômenos da internet, você ainda compete com as famosas panelinhas, onde por mais que você faça um teste, vá muito bem e os diretores gostem de você, não é sinônimo de estar empregada”, critica.
E endossa: “Eu sou do teatro! Estar no palco é o alimento da minha alma, não consigo ficar esperando um dia olharem pra mim pra me darem a oportunidade de exercer meu ofício. Prefiro correr atrás, fazer sozinha e mesmo não sendo uma grande produção, é a minha verdade que estará em cena”.
O show, que estreia nesta quinta-feira, será o primeiro de uma série que a atriz pretende levar para outras cidades do Brasil, além de tentar viabilizar registro em CD e DVD e, depois, quem sabe, partir para um trabalho de tom autoral. Em seus espetáculos, já interpretou o repertório de nomes como George e Ira Gershwin, John Kander e Fred Ebb, e Ella Fitzgerald, num show dividido com a amiga Cláudia Ohana.
Mas, mesmo repleta de possibilidades, a profissional contemporiza: “Eu nunca digo nunca pra nada em minha vida. Mas posso garantir que não montei esse espetáculo pensando nisso” e revela: “Quero levar esse trabalho pra muitas cidades no Brasil e até fora do país, quem sabe?”, finaliza. Quem viver…
O show Liza e Eu acontece amanhã, quinta-feira, 17, no Teatro Porto Seguro, em campos Elíseos, às 21h. Os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 100,00, com meia entrada. O show contará ainda com a participação especial do ator Marcelo Medici.
Publicado por: Bruno Cavalcant
Fonte: Anna Ramalho
0 comentários:
Postar um comentário