(2012) “Nunca pensei em desistir”

Simone Gutierrez, a Ariela da novela "Cheias de Charme", enfrentou um caminho longo e cheio de percalços até ter seu trabalho reconhecido.

Até viver a perua Ariela, sua personagem na novela das 7 da TV Globo, "Cheias de Charme", Simone Gutierrez, 35 anos, penou. Ela morou em quartos alugados, em certos momentos teve que optar entre almoçar ou pegar um ônibus e ainda lutou contra os estereótipos, pois, acima do peso, levou muitos “não” por não se enquadrar nos padrões estéticos da televisão. Mas, ironicamente, foi justamente o biotipo mais cheinho que fez com que ganhasse o papel que alavancou sua carreira. Dezoito quilos acima de seu peso, que girava em torno de 62, ela foi selecionada, em 2009, por Miguel Falabella, para o musical "Hairspray". “Estava com 80 quilos quando fiz o espetáculo. Era a história da minha vida, sobre a gorda que luta para ser aceita. Se eu não conseguisse esse papel, não faria mais nenhuma protagonista”, acredita ela.

Hoje, com os 62 quilos de volta graças a uma reeducação alimentar, a atriz não faz drama quanto a seu tipo físico, mesmo não sendo magérrima, já que tem 1,50 metro de altura. Mas, na adolescência, tentou de tudo para perder peso: “Fazia dietas malucas, como comer só laranja durante a semana. Também tomei remédio tarja preta. Emagreci bastante, cheguei a pesar 47 quilos, só que engordei de novo”. Formada em balé clássico, ela conta que a dança, que começou a praticar aos 3 anos, sempre foi sua paixão, mas era sempre “a gordinha que dançava bem”.

Nascida em Ribeirão Preto (SP) e de família humilde, Ariela vivia com a mãe, a dona de casa Sueli, o pai, o comerciante Francisco Gutierrez, e a irmã, Camila. Sem poder pagar a mensalidade da escola de balé, conseguiu uma bolsa de estudos. “A vidinha dela nunca foi fácil. Como eu não conseguia pagar tudo, a família se reuniu e cada um deu um pouquinho. Quando fez 13 anos, começou a dar aulas. Simone sempre foi muito responsável e queria ir mais longe, mas, por causa do peso, as portas não se abriam”, diz Sueli. 
Certa do que queria, Simone mudou-se para São Paulo. “Diziam que era a terra das oportunidades. Quando eu tinha uns 22 anos, soube de uma audição para trabalhar em uma academia com a coreógrafa Fernanda Chamma. Meu carro quebrou cinco vezes na estrada. Cheguei lá e os testes já tinham acabado, só que ela me conhecia de festivais de dança e consegui o emprego.” O salário era pequeno e as dificuldades, grandes. Ela vendeu o carro e, com o dinheiro, manteve-se por um mês. A partir daí, foi morar na casa de amigos: “Em um mês, me mudei oito vezes”.
Simone com Cláudia Abreu, em cena da novela "Cheias de Charme": humor
PERNILONGOS
Sem opção, decidiu alugar um quarto na casa de uma senhora. “Sempre chegava muito tarde e percebi que isso a incomodava. Uma vez, trancou a porta. Ela tinha um cachorro que dormia com ela, e a casinha dele, que ficava na garagem, era ótima (risos). Estava chovendo e não queria levar bronca, então decidi dormir ali mesmo. Quando acordei, estava com a cara toda picada de pernilongo”, lembra Simone, às gargalhadas. Nessa época, também precisou, em várias ocasiões, escolher entre pegar um ônibus ou comer um sanduíche. Nada que a tenha desanimado. “Nunca pensei em desistir.” 
Depois da apresentação do musical "Tarzan", em 2008, em São Paulo, com a avó, Ana Levorato (a partir da esq.), a mãe, Sueli, o sobrinho Gabriel (no colo), o cunhado, Damilton, e o sobrinho Guilherme.
Aos 13 anos, sendo crismada numa igreja de Ribeirão Preto.
Em 2001, Simone trabalhava em um bar com garçons que também cantavam em São Paulo e, “do nada”, ampliou suas possibilidades. “Eu era garçonete e a dona do bar me ouviu cantando de brincadeira, então disse para eu me apresentar com os outros.” Daí em diante, foi aprovada em vários testes para musicais. Esteve, então, em "Les Misérables" (2001)," A Bela e a Fera" (2002), "Comunitá" (2004), "O Musical dos Musicais" (2005), "Hairspray" (2009) e "New York, New York" (2011). “Eu era o que chamam de swing, podia substituir qualquer um, mas nunca aparecia”, conta. Falabella, que a dirigiu em "Hairspray", não pensou em mais ninguém para o papel. “Já conhecia a Simone e a tinha no meu coração quando a escolhi. Sabia que ela seria a Tracy. Ela interpretou brilhantemente. É muito boa atriz”, elogia o diretor. No mesmo ano, Simone estreou na TV, como a Maria João de Malhação, e, em 2010, fez sucesso como a secretária muda Lurdinha na novela Passione. 
No aniversário de 1 ano da irmã, CamilaSueli com Simone no colo e a aniversariante com o pai, Francisco
SOLTEIRA
Aos poucos, a dureza foi passando. A atriz viajou a Nova York para estudar interpretação em 2003, e, em 2007, voltou à cidade americana para passear e assistir a musicais, “com um pouquinho mais de grana”, brinca. Hoje, mora sozinha em um apartamento próprio no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo. Com a vida voltada para o trabalho – além da novela, está em cartaz no Teatro Bradesco, em São Paulo, no musical "Priscilla, a Rainha do Deserto" –, Simone está solteira e sem tempo para namorar. Mesmo assim, Camila conta que a irmã sempre fez sucesso com os homens: “Onde chegava, ela chamava a atenção, sempre foi muito vaidosa”. Simone até pensa em se casar, mas não acredita que isso vá acontecer, por causa de seu temperamento. “Quando um cara falava ‘ou eu ou o trabalho’, eu mandava correr. Sou teimosa, geniosa e nunca deixaria de fazer o que amo por alguém que tivesse ciúme disso”, afirma.

Fonte: Quem

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário