Simone Gutierrez: "Não voltaria a engordar por um personagem", diz atriz que perdeu 40 kg

Prestes a fazer 40 anos, a atriz e cantora mudou seu estilo de vida após descobrir cistos na tireoide. "Fiquei com medo porque já tive casos de câncer na família"

Antes e depois de Simone Gutierrez.
Depois de descobrir cistos na tireoide e levar aquele susto por ter casos de câncer na família, a atriz e cantora Simone Gutierrez resolveu mudar de vida e ter uma vida mais saudável. O resultado apareceu na balança, a atriz e cantora perdeu mais de 40 kg. Em conversa com a Glamour, ela conta que não precisou cortar nada da dieta, mas precisou diminuir as quantidades e começou a malhar todos os dias. 
Pra quem quer passar por uma transformação como a dela, Simone dá dicas preciosas! Conhecida por sua capacidade de ganhar e perder peso pra papéis no teatro e na televisão, ela conta que vai completar 40 anos e que topa qualquer mudança de aparência, mas ganhar muito peso não está mais nos planos dela. Leia a entrevista completa:
Simone em clique atual.
Glamour Brasil: Desde a infância, como era a sua relação com a comida?
Simone Gutierrez: Olha, sempre tive uma boa relação com a comida. Talvez pelo falto de fazer ballet desde pequena sempre tive mais cuidado com minha alimentação. Nunca fui de ficar preocupada com isso até minha adolescência, quando meu corpo foi mudando e junto com essas transformações veio a preocupação com o peso.
G: Você já disse que tem uma boa autoestima, sempre foi assim? 
SG: Sempre fui gordinha, mas nunca como estava depois da novela "Joia Rara" (89 kg), em 2013. Quando criança não, mas na transição da adolescência pra fase adulta eu engordava e emagrecia. Era o famoso ioiô. E foi por conta disso que recebi o diagnóstico de cistos na tireoide. Depois desse susto, fiquei com medo de ter que operar e a única solução era emagrecer. Eu sempre fui muito feliz mesmo, esteticamente nunca achei que ser gorda é um problema. Inclusive me tornei famosa por ser uma gordinha muito versátil, que cantava, dançava e interpretava. Mas quando afetou minha saúde tive que mudar meus hábitos, principalmente os alimentares. Pra mim, gorda ou magra, o mais importante é estar bem comigo mesma fisicamente e psicologicamente.
Simone em Joia Rara
G: O que te motivou a mudar seus hábitos?SG: A primeira motivação foi a saúde. E, como sou cantora, fiquei com medo de uma possível operação pra retirada dos cistos afetar as minhas cordas vocais e comprometer meu desempenho profissional.
G: Você já disse que descobriu dois nódulos na tiroide, como foi isso? 
SG: Quando descobri os nódulos, fiquei com medo porque já tive casos de câncer na família. Então, fiquei assustada, penando que esses nódulos eram algo mas grave. Mas, felizmente, com a ajuda da dra. Elaine Dias, minha endocrinologista, fizemos todos os exames necessários e iniciamos o tratamento imediatamente. O fato de se descobrir que não se está saudável mexe com qualquer pessoa, mas o melhor a fazer é começar a tratar e focar no próprio bem-estar.
G: Qual foi o momento mais complicado pra adotar as mudanças atuais?
SG: Mudar velhos hábitos errados. Sempre fiz milhares de dietas, mas sempre voltava a engordar porque depois que emagrecia os hábitos de comer coisas erradas e fora de hora voltavam. E com a dra. Elaine o tratamento foi totalmente personalizado. Então conversamos muito e, além do controle do cisto e hormonal, diminuímos minha alimentação pela metade sem restrições. Porém, se eu quisesse não ter restrições alimentares, teria que fazer todos os dias (sem exceção) 1 hora e 30 minutos de exercícios aeróbicos.
Simone Gutierrez em clique recente.
Foto: Mariana Menezes
G: Você falhou em algum momento?
SG: Acredite se quiser, não. Justamente porque ela não me deu uma folha com alimentação pré-estabelecida. Eu já detectei que, quando me obrigavam a seguir um cardápio, eu desobedecia (risos). Eu não tirei nada que me dava prazer em comer. Acho que isso é o que faz com que as pessoas abortem e tenham raiva de dietas. A única coisa que eu sempre procurava fazer eram substituições por alimentos mais saudáveis. Mas tudo tinha que ser em pequenas quantidades.
Com certeza 80% do sucesso de todo processo de conquista do peso ideal é o emocional. Se vocês está bem e equilibrada, tudo funciona. O que não pode é não ter prazer em comer. Eu nunca seria feliz se não começasse meu dia comendo meu pãozinho com manteiga e café. Era só comer menos. Com isso, me reeduquei e hoje como só o que eu preciso e não por gula. Fora isso comprei uma esteira e um aparelho que simula escadas pra fazer exercícios todos os dias, de domingo a domingo. Tudo sem pressa, e sem pressões de ter o prazo pra emagrecer logo.

G: Na época do musical "Hairspray', você engordou 25 kg. Depois voltou a emagrecer pra fazer novela, como essas mudanças de peso impactaram a sua vida?
SG: Pra cada coisa que escolhemos renunciamos de outras, claro. Escolher engordar ou emagrecer foram escolhas que, na época, achei pertinente. Essas mudanças tiveram impactos positivos, a minha carreira mudou e eu conquistei coisas maravilhosas, e negativos, em relação à minha saúde.
G: Como está a sua rotina de exercícios atualmente?
SG: Eu procuro me exercitar sempre. Aliás, quando não faço exercício, sinto muita falta. Eu faço em casa mesmo, vou a uma academia de dança fazer ballet, jazz, que eu adoro, ou vou até um parque andar de bicicleta ou caminhar. O que importa é não fazer por obrigação e sim por prazer.
G: Você toparia voltar a engordar/emagrecer muito por causa de um personagem?
SG: Hoje eu estou com 39 anos e vou fazer 40 anos em agosto. Meu metabolismo já não é mais o mesmo de uma garota de 18 anos. Eu fui do manequim 46 pro 38. Sempre fui vaidosa, no sentido de cuidar de mim de 'me gostar'. Pra mim quanto mais credibilidade dou pra um personagem, melhor, mas a partir do momento que isso agride a minha saúde, não posso aceitar. Então, hoje eu não voltaria a engordar muito pra um personagem por questões de saúde e não estéticas. Se me pedir pra ficar careca, loira, morena, topo numa boa!
G: Você acha que chegou o momento de parar de perder peso e apenas manter o que já conseguiu?
SG: Meu processo de emagrecimento não foi tão rápido como pensam a maioria das pessoas que vem uma foto minha. Eu demorei quase dois anos pra atingir o meu peso de hoje que é  56 kg. Ganhei 6 kg de massa magra e estou com 18% de gordura no organismo. Segundo minha endocrino, eu atingi a meta programada e já entrei na manutenção sim. E isso já faz quase um mês. O que as pessoas precisam entender é que pra manter hábitos saudáveis e, consequentemente um peso ideal, tem que mudar a cabeça e tratar o alimento como um aliado e não como um vilão.
G: Quem mais te ajudou ao longo desse processo?
SG: Com certeza a parceria com a minha médica, que também é uma excelente amiga.
G: Quais "dicas" você daria pra quem quer passar pela mesma mudança radical que você passou?
SG:
1- Faça por você e não pra agradar alguém
2- Tenha prazer em comer
3- Não se pressione, faça tudo no tempo que for ideal pra você
4- Beba muita água e coma porções menores e mais vezes ao dia
6- Faça muito exercício porque não existe fórmula mágica. Sim, tem que malhar!
7- Faça tudo isso com acompanhamento profissional

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário